quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escola de Samba Leandro de Itaquera



A Leandro de Itaquera surgiu em 1982 graças a uma menina (Karin) que, durante sua festa de aniversário, pediu a seu pai, Leandro Alves Martins, fundador e atual presidente, uma escola de samba de presente. Uma reunião com alguns amigos sambistas foi suficiente para estimular a fundação da Escola de Samba Leandro de Itaquera; o nome da escola é uma homenagem a Seu Leandro.
( Fotos dos desfile de 2014 / História disponível em : http://pt.wikipedia.org/wiki/GRCES_Leandro_de_Itaquera )

terça-feira, 13 de maio de 2014

Parque Raul Seixas

O parque é remanescente da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 1930, e representa hoje a maior área verde junto à COHAB José Bonifácio. As duas principais construções do parque - sua Administração e a Casa de Cultura, ligada à Secretaria Municipal de Cultura – são remanescentes das edificações da fazenda. Durante todo o ano são oferecidos oficinas de arte, integração a natureza,Shows e muita cultura.

Histórias que o povo conta: As Pedreiras de Itaquera.

Foto da Pedreira Itaquera da década de 1990. Ao fundo na parte superior à cratera aberta pela exploração extrativista podemos visualizar o bairro de Artur Alvim e na parte inferior o estacionamento do Metrô. Segundo informações da própria Pedreira Itaquera foram retirados 12 milhões de toneladas de rochas desse local, abrindo uma cratera de 120 metros de profundidade e 320 metros de largura, hoje completamente soterrada. Ao contrário do que muita gente acredita, a Arena Itaquerão não fica nesse local, mas num terreno próximo.




Magdalena Pellici Monteiro

Moradora da Cidade Líder, Itaquera, viveu por mais de 30 anos dentro da Pedreira União, a primeira a ser fechado, na década de 70. Seu pai, o imigrante italiano Orlando Pellicci, foi administrador da pedreira de 1926 a 1961.

"Quando as pedreiras fecharam, houve um grande desemprego. As pessoas que trabalhavam lá não sabiam nem ler nem escrever direito, só sabiam fazer aquilo". recorda a moradora.
Magdalena constrói o elo entre o passado e o presente dessa que é hoje uma das regiões mais populosas da cidade, com cerca de meio milhão de habitantes...
"Itaquera é rica em conhecimento e quero muito que os jovens continuem lutando por ela. Gostaria que essa geração se aprofundasse mais na história de seus antepassados para saber que eles tiveram um passado rico e que têm garra para seguir em frente", resume Magdalena Pellici.


(Apesar de não ter encontrado documentos formais da existência das Pedreiras de Itaquera, meu pai conta essas histórias / materiais encontrados em: http://itaquera-retratosdacidade.blogspot.com.br/ visualizado em 13/05/2014)

Hospital onde eu nasci: Hospital Santa Marcelina

Hospital Santa Marcelina está localizado na Rua Santa Marcelina, 177 no Bairro de Itaquera em São Paulo. É o maior hospital da Zona Leste de São Paulo e um dos quatro hospitais de grande porte na cidade. É administrado pela Congregação das Irmãs de Santa Marcelina. Cerca de 87% de seus serviços são prestados ao SUS e 13% à saúde complementar.
O Hospital foi inaugurado em 1961, na presença de representantes da população local de Itaquera, que contava então com cerca de 60.000 habitantes. Na época, possuía 150 leitos, um laboratório de análises clínicas, uma sala de radiologia, uma de parto, duas de emergência e duas de cirurgia. Contava com um corpo clínico de sete médicos e trinta funcionários, que dirigidos pela Diretora-fundadora, Irmã Sophia Marchetti, atendiam a população da região.
(Informação disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hospital_Santa_Marcelina / Visualizado em: 13/05/2014)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Continuação do Progresso: Arena Corinthians.

Finalizando a construção em 2014...

Estação Corinthians Itaquera

A Estação Itaquera foi inaugurada em 1875, com a Estrada de Ferro Norte Originalmente era chamada de Estação de São Miguel, pois a vila mais próxima da estação era São Miguel. Em 1890 a Estrada de Ferro do Norte mudou de nome para Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1909, ela mudou de nome para Estação Itaquera. Foram feitas reformas em 1930, 1960 e 1964, quando foi colocada a terceira via. Em 1998 foi feita outra reforma. A estação foi desativada em 27 de maio de 2000, quando foi inaugurado o Expresso Leste. Em 4 de junho de 2004 a estação foi demolida para dar lugar à extensão da Radial Leste. A Estação Corinthians-Itaquera foi inaugurada em 1 de Outubro de 1988.

Jacu Pêssego

O Rio Jacu Pêssego sempre teve grande importância para o Bairro, desde as plantações e cultivo de pêssego. Hoje está cercado por avenidas e uma boa parte está canalizado. (foto tirada em 2013)

Colônias Japonesas



No início da década de 20, os proprietários de uma fazenda em Itaquera, convencidos de que os japoneses seriam capazes de produzir frutas e verduras na periferia de São Paulo, decidiram criar a Colônia Nipônica de Itaquera. Em 1925, nessas terras cobertas de capim barba-de-bode, instalaram-se as primeiras 32 famílias de japoneses. Os anos de adaptação foram os mais difíceis. A fertilidade da terra era apenas razoável. Muitos desistiram e partiram para terras mais férteis, ou retornaram pra o Japão. Mas os que aqui ficaram transformaram a Colônia de Itaquera na próspera Terra do Pêssego. 
Os moradores cultivavam especialmente ameixa e pêssego, fruta que tornou Itaquera conhecida e que até hoje referencia o bairro em seu principal corredor viário, a Jacu-Pêssego.

História do Bairro de Itaquera

O nome Itaquera é de origem Tupi e quer dizer Pedra Dura. Estima-se que o local foi habitado por índios, mas não existe registro que comprove está informação. A primeira referência  é de 1686 e foi dada pela carte de Sesmaria, o que de fato marca a primeira aprovação do bairro foi o rancho Casa Pintada, já em 1820, era um local muito simples e precário onde os viajantes  paravam para se abastecer. Somente em 1875 com a chagada da primeira estação de trem que o bairro passa a ser independente. O principal cultivo do bairro era plantação de pêssego, e o trasporte de mercadoria para o centro era transportado pela Maria Fumaça. À partir da chegada da ferroviária foram concentradas na região industrias para aproveitar a mão de obra local. A estação ferroviária foi, até 2004, o principal marco de desenvolvimento de Itaquera, pois foi a partir de sua inauguração, em 1875, que o bairro passou a crescer. Depois que a locomotiva 353, a famosa Maria Fumaça, circulou por aqui intensificou-se o processo de migração.

Informações disponíveis em:  http://www.noticiasdeitaquera.com.br/historia.htm

Início do progresso do Bairro de Itaquera.

Chegada da primeira estação de trem 06/11/1875. "Maria Fumaça 353 conhecida como: Velha Senhora."